15 de junho de 2015

Ai,é brasileiro?!

Repararam no novo layout?(possivelmente,sim)

Será que a nossa própria cultura está se perdendo? 

E ai?
Hoje eu resolvi falar de um assunto que vez ou outra acaba me deixando irritada.Antes de começar,eu quero deixar bem claro que essa é apenas minha opinião e você pode concordar ou não,simplesmente não é uma verdade absoluta.
Um dia desses,eu fui na livraria com a minha prima porque eu queria novos exemplares na minha estante.O caso é que fomos bem tarde,e ela teria um compromisso em alguns minutos,então eu corri o mais rápido que pude e peguei um livro que eu realmente queria e sabia tudo sobre(quer dizer,quase tudo),e peguei sem nem olhar a capa,um livro grandão de lombada bonita(infelizmente,ou felizmente,eu me importo bastante com a aparência de qualquer produto que eu vá comprar).O livro grandão de lombada bonita,foi um pouco mais caro do que o outro,e só depois que a gente já estava saindo do shopping,foi que eu me lembrei de ler a sinopse.Daí,enquanto eu espiava o de lombada bonita,minha prima pegou o outro exemplar que eu tinha adquirido e foi dar uma olhada.Então ela olhou pra mim,com a cara mais surpresa do mundo e falou:"Oque?!Tu comprou um livro brasileiro?!" ,e ai eu respondi "Exatamente.Por quê?" 
E é claro,ela me deu aquele argumento ignorante de que nada produzido neste país é bom.Mas oque me deixou um pouco intrigada,foi que ela não se surpreendeu por eu ter comprado um livro bem mais caro apenas pela lombada,porque obviamente,não importa sobre oque era o livro ou quem era o autor,era produto estadunidense,então valia muito mais a pena,do que o livro de uma escritora brasileira.
Bem,outra vez,eu fui nesta mesma livraria,comprar um exemplar de presente pra a minha amiga,e acabei levando um livro daquela mesma autora que a minha prima havia subestimado.E tal foi a minha surpresa,quando a aniversariante recebeu o presente com a frase(acompanhada de uma cara de leve desprezo):"Ai,é brasileiro?!"
Nem preciso dizer que me senti ofendida nas duas ocasiões,e vou tentar explicar a razão.
Eu,como uma garota que sonha em um dia ser escritora e diretora de cinema,fico bem triste e irritada,quando as pessoas daqui,desprezam o produto que vem desse país.É como se estivéssemos passando por uma colonização cultural!Tudo oque vale a pena consumir é estrangeiro?
Isso me deixa um pouco desesperançosa sobre o meu futuro como profissional.Então quer dizer que se eu quero que as pessoas valorizem o meu trabalho eu tenho que sair do país e me encher de profissionais estrangeiros a minha volta ou até mesmo esconder que sou brasileira?As pessoas não deveriam basear o conceito de valor no conteúdo da produção e não no lugar onde aquilo foi produzido?
Eu acho bem errado que as pessoas resolvam comparar coisas incomparáveis.Espera,vou explicar:Oque podemos dizer sobre o cinema nacional?E oque podemos dizer sobre as superproduções americanas?
Eu acho válido que você reflita sobre uma coisinha antes de responder essa pergunta:Quem foi o primeiro a produzir este tipo trabalho?E quem tem mais possibilidades desde patrocínio até distribuição?
É óbvio que somos um país novo e em desenvolvimento.Agora,estamos muito mais necessitados de cuidar de coisas "mais importantes" do que arte,por exemplo.Não podemos nos comparar aos Estados Unidos,gente!Calma ai!
Mas não é por esta razão,que vamos nos apropriar de tudo que vem de fora e esquecer oque vem de dentro!Assim,como vamos evoluir nestes quesitos um dia?
Então o conselho que eu tenho pra dar pra todos que tiveram a paciência de ler isso tudo,é que não desistam do produto nacional,tem coisa boa e válida sim,só não são bem distribuídas,infelizmente.Lembrando que é assunto seu se você admira a cultura europeia,asiática,ou americana!A única coisa que é ruim que você faça,é excluir o resto do mundo,só porque você não o conhece,ou só porque não é bem valorizado.
Só pra constar,não é sempre que consumir uma outra cultura,é uma coisa ruim.Porque sim,o produto estrangeiro é bom.O problema vem apenas quando extinguimos uma cultura original de um país,sem conhecê-lo e buscá-lo,somente porque outra coisa está na moda,mais visível,mais famoso.Aliás,nossos produtores de conteúdo nacional,precisam de um estimulo também,ou não fará sentido produzir pra nenhum consumidor.
Inclusive,vou até emprestar aquele livro brasileiro a minha prima,vai que ela muda de opinião?

16 comentários:

  1. Achei muito válido o seu texto Thainara, e super concordo. Ao mesmo tempo que existem ótimos produtores de conteúdo estrangeiros, tem brasileiros tão bons quanto. Um dos meus objetivos é consumir mais literatura brasileira, principalmente a mais atual, que vejo que estão cada vez mais perdendo espaço. Não falo de Raphael Draccon ou Carolina Munhoz, digo os menores, a exemplo de Renata Ventura, que sempre vejo elogios mas ainda não consegui ler.
    Parabéns pelo posicionamento!
    E o layout novo ficou fofo, só colocaria a letra do texto um pouquinho mais escura, pra facilitar a leitura.
    Um beijo!
    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      De fato,mas acho que não "perdendo espaço",eu acho que eles nunca tiveram espaço,e até autores best-sellers mesmo,como a Paula Pimenta,sofrem essa desvalorização por parte de muitos leitores.
      Ah,claro.Obrigada pela dica ;)

      Excluir
  2. Realmente é necessário refletirmos sobre nossos atos, pois acredito que temos ótimos produtos nacionais, nem tudo que vem de fora é mil maravilhas...
    Espero que essas duas pessoas mudam de ideia sobre os livros.
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Também espero,não que gostem,mas que pelo menos critiquem por algum motivo coerente.

      Excluir
  3. Tenho que ser sincera que prefiro os livros americanos do que os brasileiros (até mesmo por causa dos preços ~o livro br que quero comprar é mais caro que os estrangeiros!! isso chega a desanimar o sujeito), mas tipo, não vejo problema nenhum em ler um livro brasileiro... mas a sinopse tem que me interessar claro.

    Sim, sim, sei como é isso. Até meu irmão as vezes age dessa forma... tipo,véi, nem tudo que vem do brasil é uma bosta não!!, eu quero dizer, mas normalmente fico quieta. Acho que com o tempo isso muda Thai, ou então nossa cultura se perde de vez, infelizmente.
    Adorei o layout do blog (só fui reparar que mudou agora gentee. Faz muito tempo?)
    Beijokas ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,de boas(meu livro preferido é francês ^^).
      Com certeza!Sou suspeita pra falar porque apesar de tudo,eu gosto bastante desse país meio torto,fazer oque? ç.ç Seria tolice acabar com uma cultura tão original como a nossa,por mais desvalorizada que seja.
      Hahaha mudou ontem a noite ;)

      Excluir
  4. Batendo palmas em pé para você.
    Eu também odeio quando falam assim comigo. Esses dias, eu estava conversando com uma menina na escola, que é potterhead, ai umas garotas estavam cantando sertaneja, ela falou ''cultura do Brasil é horrível, não tem nada de bom''. Eu fiquei super puta com ela, cultura não é aquilo que você denomina cultura. Eu gosto das coisas brasileiras, eu acho as coisas que fazem no carnaval lindo demais (tipo, os carros alegoricos e tal), os escritores e desenhistas que temos aqui é tudo de bom. Monteiro Lobato me fez querer saber mais sobre esse munto literário, lembro quando peguei na biblioteca da escola o livro do Sitío do Picapau amarelo, me perdi na conta de quantos gibis do menino maluquinho e turma da mônica eu tenho aqui. Gente, Vinícios de Moraes, tem poemas mais lindos se não o deles?
    Tem livros perfeitos brasileiros hoje em dia, as pessoas não valorizam o que tem, isso é horrível.
    Concordo com o que você disse.
    Reparei no layout novo, está muito lindo 'u'
    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Sim,com certeza.Eu acho que esse negócio de filme,livro e seriado americano toda hora crescendo junto com as crianças e os pais o tempo todo reclamando de corrupção e não sei oque mais,acaba criando esse conceito errado na cabeça da galera mais jovem.

      Excluir
  5. Oláá...Achei muito legal a sua iniciativa de vir aqui,escrever um texto e expressar sua opinião. Eu amo posts assim,faça mais...Beijão ♥

    Blog: Garota Rude:3
    Canal: Garota Rude
    Instagram: @garotarudeduas

    ResponderExcluir
  6. Verdade a literatura brasileira não é valorizada
    Existe divulgação no Brasil sobre adaptações de um livro americano e quase nada da adaptação de um livro brasileiro infanto-juvenil brasileiro
    A única escritoras brasileira que se ouve falar mais é da Paula Pimenta e Carina Rissi,e a segunda o nome dos personagens dela é meio estrangeiros. Esses dias estavam fazendo uma discussão sobre o tema em um grupo do " Whatsaap" e começaram a cita os escritores brasileiros e só li nomes consagrados como José de Alencar e Machado de Assis.E o mais novos?E a nova geração?
    Nossa literatura , não tem muito valor...
    Confesso que até eu leio mais estrangeiros do que nacional,mas sinto falta de um pouco mais de Brasil em minhas leituras

    Ah!Te indiquei em uma tag, espero que respondahttp://nasuaestantebokks.blogspot.com.br/2015/06/7-coisas.html?m=1
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,justamente.
      E mesmo essas autoras,não têm tanto reconhecimento como autoras estrangeiras,e tipo,tudo bem que inglês é mais "visível" e muito mais gente tem acesso a escritoras como Cassandra Clare,Kiera Cass...Mas acho que nossos jovens deveriam dar mais atenção a cultura deles.
      Vou ver se respondo ;)

      Excluir
  7. OIE OIE OIE
    E ai, como vai?
    Diferente da maioria das postagens, eu li essa toda antes de produzir meu comentário.
    Em primeiro lugar, tenho invejinha de quem pode comprar livro, porque eu não posso.
    EU MORRO DE RAIVA DE GENTE ASSIM, NA BOA. Meu amor acaba com isso.
    A cultura brasileira é tão boa quanto a cultura de qualquer país, e ela tem que ser valorizada pelos brasileiros.
    Tem tanto coisa bonita e gostosa no Brasil. Tem tantos escritores bons no Brasil!
    Se nós, que somos brasileiros, não gostamos do nosso país, quem irá gostar?
    Antes que me esqueça, amei o lay ♥
    { rabbits&wolfs, thisismydemoninside, reckless }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oee
      Eu vou bem,obrigada ;)
      Não compro muitos livros pessoinha,não se iluda ç.ç
      Sim sim sim
      A nossa cultura é diva sim e se as pessoas não a reconhecem,então que fiquem perdendo o babado hahaha
      Obrigada! ♥

      Excluir
  8. Minha filosofia sempre foi: leia de tudo sempre... você pode se surpreender!
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir

By a Lady.... Tecnologia do Blogger.
Se Esse Mundo Fosse Meu... © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.