9 de fevereiro de 2017

Menina, se empodera! // Projeto 12 cartas em 12 meses


Hello, hello!
Eu passei muito tempo nesse mês de janeiro procrastinando pra postar. Mentira, eu tava procrastinando com tudo. Eu acabei terminando só um livro em janeiro, que inclusive vou resenhar, e eu fiquei meio decepcionada porque queria ter aproveitado mais minhas férias. Basicamente eu me inscrevi no Sisu e tive ataques de pânico até o resultado. Daí saiu o resultado e eu surtei sobre a universidade. Acabei não lendo o que eu queria, mas até que fiz coisas legais! Fiz um projeto com meus amigos na minha antiga escola e nós apresentamos o Feminismo e o Movimento LGBT pra todos os novatos! Foi revigorante, sério. Nunca pensei que esse seria um tema pra se abordar nas escolas, mas o mundo tá mudando e ficando mais lindo do que já é. 
Voltando ao assunto "postar", eu achei neste blog, um projeto que se chama 12 cartas em 12 meses, e eu amei demais. Consiste em escrever 12 cartas em 12 meses, basicamente haha Tipo, há os temas e nós seguimos ele de acordo com os meses. 
  • Janeiro: Uma carta pra você no passado, há dez anos atrás;
  • Fevereiro: Uma carta para um personagem fictício;
  • Março: Uma carta de agradecimento;
  • Abril: Uma carta para um desconhecido;
  • Maio: Uma carta para nunca ser enviada;
  • Junho: Uma carta para a infância;
  • Julho: Uma carta de revolução;
  • Agosto: Uma carta ao seu relexo no espelho;
  • Setembro: Uma carta aos seus sonhos;
  • Outubro: Uma carta para o seu melhor amigx;
  • Novembro: Uma carta de perdão;
  • Dezembro: Uma carta de despedida.

Como vocês podem perceber, eu estou atrasada com a carta de janeiro há 10 dias, mas tudo bem. Quero participar mesmo assim. E aí vai, uma carta para a insegura e minúscula eu do passado.

***

Olá pequena Thainara de oito anos de idade,

Eu gostaria de esclarecer algumas coisinhas pra você. Mas primeiro, eu queria lhe fazer um pedido desesperado: Aproveite sua infância, por favor! Pare de achar que é seu dever cuidar dos seus pais quando isso é uma total ilusão criada na sua cabeça! Seus pais deram duas opções a você e, considerando que a maioria das pessoas não conseguem nem ter uma opção, eu acho até válido. Seu pai é evangélico e sua mãe é católica, assim como seus outros três irmãos. Eles vão levar você frequentemente para o culto e para a missa, afim de que você decida qual religião quer seguir. Aqui vai uma dica: NÃO BASEIE SUA DECISÃO NA PENA QUE VOCÊ SENTE POR SEU PAI SER O ÚNICO EVANGÉLICO DA CASA! Ele não é mais criança, mas você é! Depois de um tempo amiga, você não vai querer ser cristã de jeito nenhum, então escolhe o que você se sente quase confortável e vai! Depois que você escolher ir pra missa com sua mãe e seus irmãos, não fique choramingando por aí achando que seu pai lhe odeia (ele só vai te odiar mesmo quando você for uma adolescente "rebelde" e disser que é agnóstica e quer participar de levantes políticos hahaha), porque isso não é verdade.
Ah! Lembra dos menininhos que você tem crush e que dizem que gostam de você mas também da sua irmã? Desencana desses embustes, querida. E não deixe que eles lhe façam questionar sua capacidade de ser amada. Corra deles antes que você comece a se comparar à sua irmã, porque quando isso acontecer, se prepare. Enfie agora na sua mente que você não é a irmã feia ou burra! Eu sei que ser gêmea é complicado, mas sua irmã está passando pela mesma coisa que você. Eu preciso muito também que você não se esqueça nem por um minuto que as amizades que você perde não são somente culpa sua. Com apenas tão poucos anos de vida você vai viver muitos relacionamentos abusivos e quando você chegar à minha idade, vai perceber que todas aquelas meninas que foram más com você e que te fizeram odiar sua irmã gêmea, eram apenas inseguras, de modo que você vai ser empática com elas e até sentir falta das antigas amizades, das festinhas na casa delas, de assistir Orgulho e Preconceito com a Tal Pessoa. Hoje você não confia muito em ninguém por causa do que você passou, mas eu sei que isso um dia não vai ser mais uma grande questão.
Sabe a sua obsessão por Dom Casmurro e O Fantasma da Ópera? Pois é, eu ainda a tenho! Tu continua amando música dos anos 80 e 90 e isso vai te ajudar um monte! hahaha E você ainda quer ser escritora e cineasta, mas também pensa em ser jornalista que nem a Rory Gilmore! Com 17 anos, você vai até entrar no curso de Comunicação Social na Universidade Federal de Pernambuco! Isso mesmo! Aquela instituição que a sua prima entrou e todo mundo endeusou ela e você acha que é impossível. Não desiste dos teus sonhos não que por mais que você seja uma vítima do capitalismo neoliberal, ainda vai acontecer um monte de coisa incrível na sua vida! Fazer High School no Canadá é uma delas, hein. Advinha? Lá no Canadá todo mundo vai adorar esses teus cachos bagunçados!
Tu acredita que História é a tua matéria preferida agora? Eu sei que você quer ser famosa e sair do Brasil pra morar com a Teri Polo em Hollywood, mas depois que tu sair do teu país por cinco meses inteiros, tu vai perceber que ama muito esse lugar! E apesar de a tua família não ser muito fã da tua obsessão por política e achar que tu vai repetir a história do teu pai, fica de de boa que hoje vai estar tudo bem. Uma jovem mulher pode ser ativista sim, senhor.
Agora vem um esclarecimento importante. Nem tudo que é preto na sua comida e bebida é cocô de rato, às vezes é só orégano ou sementes de fruta. E você não vai morrer se um caminhão ou ônibus passar por você na calçada e nem seus pais vão morrer enquanto você está dormindo. Falando em pais, pare agora de exigir que sua mãe lhe coloque na cama todos os dias, isso é chato demais!
Por último, mas não menos importante, não odeie seu irmão e nem brigue com ele pelas razões mais idiotas. Um dia ele vai se casar e sair de casa e você vai perceber que nada mudou porque você não sentia a presença dele nem quando ele estava presente e isso é muito triste.
Thainara, você ainda vai ter muitos medos na sua vida. O medo de morrer continua, o da comparação continua, o de ficar sozinha é um problemão ainda. E aquele medo de não entender tua sexualidade vai te perseguir um monte, mas "prestenção", menina! Tu é mais corajosa do que tu pensa e empoderada que só tem até aí! Sou toda orgulhosa de quem tu é, serião. E já que é tão importante pra tu saber, um monte de gente também se orgulha de você.

Até mais,
Você, tentando hardly ser zen, com quase 18 anos.

27 comentários:

  1. Oi! Sei bem como é, a gente planeja fazer mil coisas e quando vê, não deu pra fazer quase nada. Eu não sou muito de escrever cartas, acho que não daria certo, mesmo que eu tenha um blog rsrs mesmo assim, gostei demais do projeto!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Eu também procrastinei horrores nas férias e também me arrependo, mas fazer o que, né? Amei a ideia do projeto e tô até pensando em fazer também, parece ser bem legal! Quanto á sua carta: AMEI! Eu adoro essa ideia de escrever pra nós mesmas e a sua carta ficou demais!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Faça mesmo, eu adoro ler as cartas dos projetos! Obrigada!!

      Excluir
  3. Aii que máximo essa tag, adorei!
    Pena que sai do tema do blog, mas se não falasse apenas de festas faria ela pois adorei.

    Beijinhos
    Ana Cruz
    www.celebrandomomentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto esse desafio das cartas e amado, tô até pensando em fazer. Acho que esse de janeiro é o mais interessante. Adorei sua conversa com a Thainara de 8 anos, acho que com o passar do tempo a gente aprende MUITO e sempre quer voltar atrás, né?? Também tive muitos relacionamentos com amigos bem abusivos e gostaria de voltar atrás só pra me alertar.
    E ah, parabéns por ter passado na federal!!! Deve estar ansiosa pelas aulas :)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito animada com o projeto,porque eu amo cartas!! Sim,quando a gente é criança, não sabemos muito bem lidar com nenhum relacionamento. Obrigada!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Hey, Thainara!
    Menina do céu, o foram essas férias! O tempo voou e eu nem vi passar. Ler? Nem sei mais o que é isso! haha. Mas o futuro é importante então, bora se preocupar com os estudos mesmo... haha.
    QUE. CARTA. PERFEITA! Também estou participando do projeto, porque amei demais! É tão incomum se escrever cartas hoje em dia, mas elas ainda são um dos meios mais bonitos de comunicação, ao meu ver...
    Sério, você arrasou! Além da sua sinceridade, seus conselhos são ótimos! Lindo ver alguém se abrir assim, sem medo. Arrasou!
    E sobre "Dom Casmurro" e "O Fantasma da Ópera". Como assim?? Pessoa me abraça! haha. Amo, amo, amo!! Mas pera, você já amava com oito anos?! Que lindo isso!! haha.
    Parabéns, seu post tá lindo e seu cantinho é um amor! Já estou seguindo ;)
    Mil beijokas.
    Blog - Entre um Livro e Outro
    Fanpage - @Entre1LivroEOutro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! E então, as férias passaram tããão rápido!!
      Sério? Obrigada!!
      Menina! *ABRAÇANDO* eu já era doida por literatura sim hahaha lia infantis como qualquer ser humano de 8 anos (inclusive Luís da Câmara Cascudo me beija mozão), mas também lia as coisas que a minha irmã maior trazia pra casa.
      Obrigada de novo!!

      Excluir
  7. That's amazing!
    Emma
    www.emmalovesfashion.com

    ResponderExcluir
  8. Bate aquele arrependimento quando vemos que poderíamos ter aproveitado mais o nosso tempo né? Hahahaha, mas agora já foi, vamos aproveitar agora em diante.
    Já tinha visto esse projeto em outros blogs antes e achei bem bacana. Quanto a sua carta achei incrível! Muitas responsabilidades para uma menina de 8 anos hahaha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bate mesmo! haha mas tudo bem.
      Eu amo esse projeto,adoro cartas!
      Obrigada!!

      Excluir
  9. Que giroooo! Adorei este seu post :) beijo

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Que incríveeeel, achei muito criativo, amei o post! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  11. hello, write sensational blog, you may be
    in love with him right away!
    I like the text and design blog.
    You can agree on follow for follow?
    I like to be in touch with the wonderful blogs :)
    kisses from Poland :*
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que bom que gostou do vídeo, e sim aqui em Curitiba tem trem :)
    Eu gostei do seu texto/carta, aliás muito bacana esse projeto.
    Fiquei curiosa; hoje em dia você é católica? :)
    Como a gente muda né? Cresce e evolui, só a essência deve permanecer a mesma. Gostei!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha quero muito andar de trem um dia!
      Sou católica não, sou agnóstica :)
      Somos uma metamorfose abulante! haha
      Obrigada!!

      Excluir
  13. Sempre que to sem ideias sobre o que eu deveria postar, eu sempre dou uma pesquisada em coisas que eu gosto, leio e pronto, posto.

    Eu adoro projetos de cartas, já participei do 30 letters, não sei se você conheceu ou já viu alguém fazendo. Esse é um pouco diferente pois consiste em uma carta por mês já o outro não tinha datas especificas.

    Sempre que me perguntam sobre 10 anos atrás eu lembro de uma menina que perdeu muito tempo da sua vida presa em medos e inseguranças, ainda tenho um pouco disso em mim mas espero que possa mudar.

    Adorei a postagem e o blog, estou seguindo para poder ler as outras cartas.
    http://suete-r.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico pesquisando, desse jeito achei o projeto.
      30 letters? Nunca ouvi falar, vou conferir.
      E quem não foi prisioneiro desses ai, hein? Muda sim, todo mundo muda.
      Obrigada!! :)

      Excluir

By a Lady.... Tecnologia do Blogger.
Se Esse Mundo Fosse Meu... © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.